Onda de blogs no sul fluminense



Crescem blogueiros na região; atualização e assuntos interessantes são os segredos para sucesso dos diários on-line



Sul Fluminense


Pode ser feitos por jovens, ou idosos. Com compromisso, ou sem. Pode ser apenas por hobby, ou uma forma de complementar a renda. Não importa. O que se sabe que nos últimos anos os blogs (diários eletrônicos) vêm crescendo a cada dia: uma mídia barata e dinâmica. Até mesmo político usaram este mecanismo. Foi o caso do ex-prefeito do Rio, César Maia (DEM), que mantinha um blog e era conhecido como prefeito on-line. No Sul Fluminense, não poderia ser diferente e alguns ganharam destaque.
O jornalista e blogueiro Alexandre Campbell, por exemplo, mantém um diário eletrônico (http://www.alexandrecampbell.blogspot.com/) sobre política que, na época da eleição passada, chegou a receber mais de 200 acessos por dia. Para ele, o blog é forma de expressar os pontos de vistas sobre um determinado acontecimento.
- Na profissão, por conta da imparcialidade jornalística, não podemos expressar nossas opiniões em jornais e TV. Então, criei um blog sobre política e pude dar a minha opinião. O segredo dos blogs é atualizar diariamente e ter assuntos interessantes – disse Campbell, que dá preferência para notícias regionais, em notas curtas. “Assim, criei mais dinamismo no blog. Textos longos não combinam com a Internet”.
Já o fotografo Marcus Modesto lançou há um ano o blog sobre ciclismo (http://www.bikesulflu.blogspot.com/). Ele gostou tanto da idéia que há três meses lançou o seu segundo, sobre os atrativos culturais e boêmios da região do Vale do Café (http://www.botecosdovaledocafe.blogspot.com/). Para ele, o futuro da comunicação está nos diários eletrônicos. “Este é o nosso futuro. Temos que investir nesta nova mídia”, resumiu Modesto, que está otimista no sucesso dos seus dois blogs.
No blog do Vale do Café, por exemplo, durante 15 dias, ele tem uma atração musical: atualmente, quem entrar no seu blog terá oportunidade de assistir um show de João Bosco. Já passaram pelo ‘palco’ do blog Tom Jobim e Elias Regina. E nas próximas semanas será a vez de Gal Costa e Chico Buarque.
- Faço uma pesquisa no Youtube e coloco uma seleção de música. São as melhores imagens com as melhores músicas – contou.
A tática dele está dando certo. Ele já registrou acessos de internautas de cinco paises diferentes: Paraguai, Argentina, Alemanha, Estados Unidos e França. E do Brasil, é claro. “A música atraiu internautas estrangeiros. Mas, eles aproveitaram também para conhecer os atrativos de nossa região”, disse.
Mas, já dá para explorar os blogs comercialmente? “O objetivo é este. É uma mídia barata. Já tenho uma anunciante e estou buscando novos parceiros”, conta.
A nova blogueira de Barra Mansa é Marly Aparecida Alves, que lançou há dois meses um diário sobre moda (http://www.vvitrine.blogspot.com/). Ela, é tão tímida que usa um pseudônimo de Limara Lis, lançou o blog para juntar duas de suas paixões: escrever e moda.
- Sempre trabalhei com moda e tenho uma paixão por escrever. Antes de lançar, pesquisei se havia em Barra Mansa e região um blog de moda. E não tinha – afirmou Marly. Ela registrou mais de quatro mil acessos desde o início de funcionamento do blog.
Não importa sobre o que vai escrever, o importante é expor o ponto de vista.
Blogs iniciaram há 15 anos
O primeiro formato de blog foi feito pelo estudante norte-americano Justin Hall, em 1994. Mas os blogs só se popularizaram mesmo em 1999, e teve seu auge no ano depois de 2002. Os avanços da internet e a facilidade encontrada pelas pessoas para criar um blog, fizeram dele popular no mundo inteiro. Não há necessidade de ser especializado no assunto para criar um, e muito menos gastar nada pra isso.
A proposta era deixar os diários de papel para trás e contar a vida pessoal em um espaço compartilhado. Tudo ficou exposto. Com o crescimento dessa nova forma de se fazer conteúdo, e sua popularização, as organizações passaram a voltar sua atenção para essa nova e promissora ferramenta.
Hoje, existem blogs sobre os mais variados assuntos, para os mais variados públicos. Milhares de novos blogs são criados todos os dias, e a febre parece não ter fim: segundo uma pesquisa do ano de 2008, estima-se que existam 37,3 milhões de blogs no espaço virtual, e que 70 mil páginas sejam criadas todos os dias. Diante dessa nova mídia, os meios de comunicação precisaram se adaptar criando blogs para atrair o público perdido com os avanços da tecnologia.



___________________________

fonte: Folha do Interior





1 ✎ Comentários :

Anônimo disse...

é verdade...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...