Balaio de gatos e gatunos

Do Blog GiovaniMiguez.com

Na entrevista concedida ao semanário aQui, o ex-prefeito Gotardo disse que algumas pessoas que reconhecem trabalho realizado por ele "querem e cobram" sua permanência na "vida pública, seja na Câmara ou na ALERJ". E ele, que não é "ingrato", não concorrerá à Câmara, uma vez que "o deputado federal DELEI contribuiu muito para a cidade e, segundo o ex-prefeito, "de maneira alguma disputaria uma eleição contra ele". Ou seja, Gotardo deixou dito que concorrerá à Alerj.Tentarei analisar apenas esse ponto da entrevista, visto que Sérgio Boechat já foi muito feliz comentando outros inúmeros pontos no post "O Choro é livre!", em seu blog.

Temos hoje em Volta Redonda o seguinte quadro:Dep. Nelson Golçalves (PMDB),que tentará a reeleição (quase impossível) à Alerj.Dep. Edson Albertassi (PMDB),que tentará (burramente) a reeleição à Alerj.Dep. Cida Diogo (PT),que cumpre um mandado na Câmara mas pretende retornar à Alerj.Ver. Carlos Paiva (PT),que tentará um vaga na Alerj (candidato do Neto).Dep. Deley (PSC),que tentará a reeleição à Câmara Federal (candidato do Neto).Granato (PDT) e Zoinho (PTdoB),que tentarão uma vaga provavelmente à Alerj e Câmara, respectivamente.Gotardo (PMDB),que tentará um vaga à Alerj, provelmente fora do PMDB.

Foras os azarões que sempre surgem e os candidatos de fora que virão buiscar votos na cidade, com apoio de vereadores e lideranças. São os mais conhecidos: Gustavo Tutuca (PMDB), Pezão (PMDB), Roosevelt Brasil (PMDB), Ademir Mello (PSDB), Inês pandeló (PT) . Geralmente esses candidatos acabam subtraindo alguns votinhos que farão diferença na hora do "pega para capar" entre os candidatos do munícipio de Volta Redonda.

O fato é que Nelson, Albertassi, Paiva, Cida, Gotardo e Granato disputando vagas, mesmo em partidos diferentes é um fator complicadíssimo: um vai acabar inevitavelmente atrapalhandoo outro. Os únicos que tem janela para trocar de partido é Granato e Gotardo, já que ambos não têm mandato e por isso ficam, digamos, soltos. Gotardo provavelmente vai para outro partido. Arrisco dizer que ele pode ir para o PP ou PV. Já Granato, realmente não sei o que pensar. Só sei que ele é o que terá menos chances devido ao péssimo desempenho nas eleições de 2008, ao isolamento político e, sobretudo, à falta de capilaridade regional.

Deley fica praticamente sozinho concorrendo à Câmara. Isso acaba favorecendo Zoinho que pretende concorrer a Federal, de novo. Zoinho é o eterno candidato! Mas pode se beneficiar dessa falta de opção.

Numa análise simplista, penso que Albertassi ou Granato sairiam-se melhor concorrendo a Federal já que a Cida complicou-se não cumprido acordos a nivel estadual e terá rever suas estratégias e o Gotardo, muito "leal", não quer prejudicar o Deley. Assim vai a sugestão: a bola da vez para alguns pode ser tentar um vaga `deputado federal.A eleição de 2010, em Volta Redonda, seguirá complicada.

Um coisa é certa: vai ser candidato demais para pouco voto. Se esse time, sobretudo os governistas, não sentar para um reavaliação estratégica, corre-se o risco de não elger ninguem para Estadual. Tudo, é claro, depende de muitos fatores, ainda.

Dos nomes que citei, tem gatos e gatunos para todos os gostos.

Vamos aguardar os próximos passos.

.

1 ✎ Comentários :

metalurgico disse...

naum entendi, se é questão de lealdade, o gotardo devia se lembrar do nelsinho, afinal o seu filho foi vice dele.

bobagem dizer que algum candidato vem aqui para "roubar" votos, já que o deputado é ESTADUAL.

uma perguntinha: procede o boato de que o gotardo comprou o jornal aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...