Governo Municipal reagiu rápido ao movimento dos artistas

Do blog:
http://www.medioparaiba.com.br/blog/nota.php?l=97d6ca92aaacab0aff906b61e554e29f
Clóvis Lima clovis@medioparaiba.com.br

Volta Redonda

Bastou os artistas se movimentarem, denunciando as arbitrariedades da Secretaria Municipal de Cultura no Orkut e na imprensa local para que o governo reagisse.
Neto e sua troup já anunciou um projeto cultural que se propõe a levar cultura para os bairros, através de cursos nos CRAS. Parabéns!!! Porém, precisamos analisar mais friamente a motivação desse anúncio para entender o jogo político.
Estranhamente o anúncio foi feito após a secretaria ter sido criticada e denunciada por dever dinheiro aos artistas, por ter projetos engavetados, por pedir aos artistas que assinem RPA em branco. Isso tudo aliado à uma política de tratar a cultura como entretenimento.
Podemos até imaginar o que pode acontecer com este "novo" projeto com este atual "administrador":
- Sistema de contratação, por tempo determinado ou CLT e não por concurso público;
- Contratação de estudantes e amadores;
- Clientelismo nas contratações e nas relações;
Isso sem contar que a cultura lá do bairro vai continuar escondida enquanto levam a de fora como alternativa para todas as mazelas do mundo. E depois do curso? Essa criança, adolescente, cidadão ou cidadã vai fazer o que com esse conhecimento adquirido? Jogar bolinha no sinal? Vai dançar ou atuar em qual companhia de dança ou teatro? Vai tocar em qual orquestra? Vai gravar quantos cd’s?
Cultura e entretenimento andam juntos, mas uma das coisas que precisam ser discutidas com a secretaria é a formação de um mercado consumidor, de uma mentalidade de cultura que não passe apenas pelo entretenimento e pelo clientelismo. É preciso discutir o protagonismo das pessoas e dos saberes na política cultural. A necessidade de apoiar e incentivar as manifestações culturais que ainda resistem e as que estão acabando, não só promovendo festa, mas com ações mais concretas e estruturais.
A preservação da identidade do povo de Volta Redonda com a preservação do patrimônio é outro fator que precisa ser discutido amplamente. Inclusive como instrumento de resistência ao cerco feito pela CSN na cidade.
É nesse sentido que nossa principal reivindicação deve ser convocar o Fórum de Cultura de Volta Redonda, com a participação ampla da população e seus representantes, para discutir a política que deve nortear as ações da Secretaria de Cultura de Volta Redonda.


1 ✎ Comentários :

Leonardo Almeida disse...

Yeah man... passando para conhecer o seu blog.
Show de bola.

Sucesso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...