Exemplo de Rosa: Só vê vultos e olha com a alma.

Rosa Alves é deficiente visual em lançou um livro de poesia em 2009:
>> em www.blogresende.blogspot.com

A vitória é certa e o sonho pode virar realidade conforme a determinação de cada um. Essa é uma constatação da estudante Rosa Alves, 17 anos, aluna do Colégio Municipal Noel de Carvalho, na Nova Liberdade, em Resende. Superando sua deficiência visual com ajuda da família e dos professores, a jovem lançou um livro de 56 páginas expressando seus sentimentos em 26 poesias.
A obra, intitulada "Olhando com a alma", traz texto e ilustração retratando o potencial desta resendense adotada aos quatro anos por uma família da Nova Liberdade, onde mora com a mãe, Isabel Cristina, e três irmãos.
O talento da estudante foi descoberto há poucos meses, durante as aulas de Arte, pois ela não parava de escrever, mesmo com a deficiência visual que limita a formação de imagens. A luz chega a sua retina como vultos. “O professor José Roberto observou que no meio da aula Rosa, apesar de só enxergar vultos, não parava de escrever. Ela estava escrevendo poemas e já possuía um belíssimo acervo. A coordenadora da escola sugeriu a ideia de lançarmos o livro”, conta a diretora do Colégio Noel de Carvalho, Grace Miranda, lembrando que a escola buscou patrocínio para o projeto de Rosa Alves antes de ela concluir o 9º ano escolar e sair da instituição para cursar o Ensino Médio.
Segundo Rosa, sua obra mostra que não importam as dificuldades e obstáculos, e sim, saber esperar o tempo certo da vitória. Há cinco anos estudando no Noel de Carvalho, ela teve o apoio também da instituição de apoio a deficientes visuais De Ver, da própria cidade, que a auxiliou a conhecer e memorizar o trajeto de casa até o colégio.
A inspiração para a poesia partiu da percepção do momento de aflição dos amigos de classe. “Eu quero com esse livro mostrar para as pessoas que todo mundo é capaz. Que não importa as dificuldades. A vida não é só perder, é preciso esperar o momento certo de ganhar alguma coisa. Inspirei-me na minha vida e no convívio da escola”, conta.
A confecção do livro contou com o apoio do Sindicato Rural de Resende e está à venda através da direção do Colégio Noel de Carvalho, na Nova Liberdade.

Texto adaptado de http://www.avozdacidade.com/portal/variedades/htm000020186.asp



Parabéns aos incentivadores, Rosa é um verdadeiro exemplo, assim como aos professores, familiares, entre outros representantes do Colégio Noel de Carvalho e do Sindicato Rural de Resende que reconheceram e acreditam no seu talento.

Jenny Faulstich

1 ✎ Comentários :

Pietro Schimith disse...

Essa Rosa é mesmo um exemplo a ser seguido pelos nossos jovens.
Parabéns

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...