Tablóide Fluminense entrevista : Celso Dutra Moura

O engenheiro e publicitário Celso Dutra Moura (52 anos), era só mais um membro muito ativo da comunidade Resende - RJ (13.463 membros) no orkut, que discutia fervorosamente sobre política. Enquanto cidadão, demonstrava sempre suas opiniões em relação ao governo local. Contrário ou favorável, essa participação fez dele uma figurinha carimbada da internet local.
No dia 04 de abril deste ano, Celso anunciou que havia sido nomeado como responsável pelas Relações Públicas da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Resende.
E, ao contrário do que muitos esperavam, em vez de abandonar as  discussões na comunidade do orkut, para evitar cobranças, ele resolveu continuar participando e virou uma espécie de "ouvidoria on line". Nesta entrevista vamos entender um pouco dessa relação entre governo e cidadão pelas redes sociais.

Sua participação na comunidade de Resende no orkut sempre foi muito constante. Depois que você foi nomeado Relações Públicas da Secretaria de Administração da Prefeitura de Resende, essa frequência mudou? O que mais mudou depois disso?

Celso Dutra Moura: A minha frequência mudou sim. Antes as minhas atividades me pemitiam espaços de tempo mais livres onde eu podia entrar na internet. Agora não. Além de na prefeitura bloquearem (infelizmente com razão) algumas redes sociais, como o orkut, e youtube, as atividades internas tomam grande parte do meu tempo.
Atualmente, só posso entrar nas redes sociais na parte da noite. E isso quando os afazeres com os filhos permitem.

O que significou pra você essa nomeação?

Celso Dutra Moura: Exercer a função de relações públicas é um misto de ouvidor, assessor de imprensa, despachante e, porque não dizer, de psicológo. Isso ocorre devido à multiplicidade necessária das atuações de quem exerce essa função. O que as pessoas mais querem no serviço público, tanto os funcionários quanto o cidadão, é serem ouvidos em suas demandas, e que elas sejam solucionadas. 
Um Relações Públicas tem também a função de mostrar às outras secretarias o que tem sido realizado pelos funcionários do seu órgão.

Nesse cargo você acaba por não poder criticar a Prefeitura. Você enquanto cidadão, sente-se censurado pela profissão? 

Celso Dutra Moura: Em relação às críticas ao prefeito, eu fico bem à vontade, pois já exerci o cargo de Assessor de Imprensa da prefeitura de Paraibuna, SP, e sei como isso funciona.
O prefeito, ou melhor, qualquer prefeito não resolve todos os problemas da cidade, e é normal o cidadão só enxergar o que não fez, esquecendo-se das outras realizações.
Aqui em Resende, procuro, quando alguém pede ou pergunta alguma coisa, levar o assunto diretamente ao responsável pelo caso. 
E, o mais importante, nem sempre a resposta é positiva quanto à realização do pedido do cidadão. Porém, responder rapidamente e com fatos corretos, deixa a pessoa confiante que alguém sabe do seu problema e quando for possível, o seu assunto será resolvido.

Você acha que depois dessa nomeação, os membros da comunidade no orkut tornaram-se mais "agressivos" nos assuntos relacionados a política, por terem um representante direto na comunidade?

Celso Dutra Moura: Eu acho que os membros da comunidade "Resende" procuravam um canal de comunicação direta com a prefeitura. Sei que existe a Ouvidoria, o "fale conosco" da prefeitura, mas percebi que quase todos querem alguém de "carne e osso", mesmo que isso seja "virtual"... (risos)
Eu tenho certeza que quando houver uma lei federal OBRIGANDO a todos os órgãos públicos a serem TOTALMENTE transparentes por intermédio da internet, o país entrará em um ciclo virtuoso onde o cidadão participará ativamente da gestão pública.

Você já foi procurado na prefeitura por algum membro da comunidade, alguém da moderação ou Cida, Jenny, Josiano, "todo mundo"? E como foi esse encontro?

Celso Dutra Moura: Apesar de conhecer alguns membros pessoalmente, só fui procurado pela internet. Eu gostaria que a prefeitura de Resende dispusesse de um setor para as "relações virtuais" da prefeitura. Creio que a Prefeitura de Resende ter perfis no orkut, no twitter, no facebook, no formspring, só melhoraria a sua relação com o verdadeiro patrão, que somos nós, os cidadãos.

Você acha que com essa abertura de relações entre o cidadão e o governo pela internet irá mesmo resultar? Você acha-se um exemplo a ser seguido?

Celso Dutra Moura: Vejo claramente que será inevitável TODO o órgão público relacionar-se com o cidadão pela internet. Seja na obtenção de serviços on line, quanto no exercício da democracia.
Estou consciente que nem todos perceberam esse momento importante de mudança nas relações entre o cidadão e os governos. Porém, essa mudança está ocorrendo compulsoriamente, ou seja, ninguém poderá evitar. Creio que até mesmo dentro da prefeitura, as pessoas não percebem essa necessidade. A utilização de outros meios de comunicação, como torpedos para celulares, também faz parte desse novo meio de "conversa" com o cidadão.


1 ✎ Comentários :

Cida professora disse...

Muito bom teu blog Pietro parabéns e ao Celso desejo prosperidades em teu novo trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...