Tablóide Fluminense entrevista : Pedro Albeirice




  Pedro Albeirice da Rocha ficou conhecido na cidade de Volta Redonda devido a sua participação constante na comunidade Volta Redonda - RJ  (36.254 membros) no orkut.  Conhecido pelas suas teorias de unificações de cidades e sua luta anti-bairrista, "Alb", como foi apelidado, tornou-se uma lenda da internet local. E, mesmo após dois anos de sua expulsão, seu nome continua a ser uma referência em muitos assuntos, na mesma comunidade.
Nesta entrevista  descontraída, você irá conhecer o ser humano por trás de todas essas teorias.
TF: Idade e profissão?
Albeirice:  50 anos
Professor universOtário, com 'o' mesmo, rsssss (brincadeira)
Sou formado em Letras, parte do curso na SOBEU (hoje - ubm), parte na Dom André Arcoverde, em Valença. O sul fluminense é tudo pra mim e planejo anos um livro de memórias a respeito.
TF: Apesar de não viver em Volta Redonda , a alguns anos, você se tornou um participante assíduo da Comunidade no orkut. .Seria por saudade?
Albeirice:   Utilizando um clichê, eu deixei VOLTA REDONDA, mas Volta Redonda não me deixou. Ela não é 'apenas um retrato na parede'. Tenho nove  irmãos que moram em VR, na Ponte Alta, 249. Aliás, na Ponte Alta moram meus pais, vivos, graças a Deus.
TF: Como surgiram a suas teorias, tão repercutidas na comunidade de VR?
Albeirice: Não sei se são teorias. Desde adolescente, sou apaixonado por Volta Redonda, capital da região e por "TODA A REGIÃO".
Linda ,cheia de montanhas, de serras maravilhosas e também de muito progresso.
Sou contra hostilidades entre voltarredondenses e barramansenses, acho primitivo. Então, para combater isso, exagero nos tópicos, proponho a unificação das duas cidades, isso mexe com a cabeça das pessoas preconceituosas, gosto de fazer isso. O resultado na comu orkutiana VOLTA REDONDA foi minha expulsão, é pecado defender o amor entre barramansenses e voltarredondenses para aquelas pessoas. Acham bonito falar mal de Barra Mansa.
 Problemas tanto VR quanto BM os têm. Devemos muito a Barra Mansa. Acho que devemos respeito, carinho, mas o pessoal interpreta mal. As duas cidades podem e devem crescer como boas vizinhas, com lutas comuns.
 Se os voltarredondenses visitassem mais BM, sem preconceito, iriam descobrir pessoas maravilhosas, com um jeito mais tranquilo, pois BM é altamente industrializada, mas existe a ruralidade, aspecto que mal existe em VR. Que se acha a cosmopolita, mas tem muito de interiorana.

TF: Qual é a diferença do "Alb" que virou lenda na internet, para o Professor Albeirice de verdade. Tem muita diferença?
Albeirice: Mário de Andrade dizia: "eu sou trezentos, sou trezentos e cinquenta, mas um dia toparei comigo mesmo"
as alteridades.
Quando você põe a mão direita no espelho, verifica que quem está é canhoto.
Rimbaud dizia 'Je est un autre', ou seja, EU É UM OUTRO (não é EU SOU UM OUTRO, é EU É UM OUTRO.
Sou uma pluralidade, como quase todos.


Mas, o Alb do orkut reage aos preconceitos propondo coisas aparentemente absurdas. Técnica que remete ao realismo mágico da literatura, a Murilo Rubião,Garcia Marquez,  Dias Gomes.
Por exemplo, se alguém fomenta o bairrismo antibarramansense (idiota, hostil), eu contra-ataco com a defesa da unificação das cidades. Sei que é inviável politicamente, mas quem o tópiclo fica revoltado com a simples menção da ideia e pede minha cabeça.
A Moderação da comu VOLTA REDONDA obedece, porque não quer se incomodar.Eu
defendo a liberdade de opinião. Mas, tem gente na comu (não estou citando nomes), tem até jornalista que parece não entender a importãncia da liberdade de opinião (repito, não estou citando nomes).
O Alb é doce, mas é por vezes irônico. Sou um professor apaixonado por literatura. Graças a Deus e á empatia, fui eleito coordenador de curso, diretor de campus e fui pró-reitor de assuntos estudantis da Universidade Federal do Tocantins. Sou poeta, contista. Fui membro do Grêmio de Autores Novos, GLAN, de VR, fundei associação de escritores no Sul (Chapecó), sou pai de três filhos e um homem religioso (adventista do sétimo dia).


Na comunidade, proponho tópicos que fazem pensar, polêmicos. Quando falo que o aeroporto de VR vai ficar em Piraí, quando digo que a Cicuta fica dentro de BM (quase toda), ao afirmar que o UBM CICUTA fica EM BARRA MANSA, eu chamo a atenção para a territorialidade voltarredondense. Pra minar um pouco o orgulho bairrista, temos que cair na real. Temos muito do que orgulhar, mas temos problemas também.

Atacar Barra Mansa não pode, a meu ver, funcionar como catarse para nós. Temos que respeitar, conviver e crescer juntos.
Qual o crime? Não sei, pergunte aos moderadores da comu que DOIS ANOS ignoram meus apelos de volta à comu.




TF: Você tem pretensões políticas em Volta Redonda?


Albeirice: Sou filiado ao PARTIDO VERDE, gosto de política universitária, tanto que cheguei ao staff maior da Universidade Federal do Tocantins,que tem dez mil alunos. Pertenci ao seu Conselho Superior Universitário, inclusive.

TF: Gostaria que você deixasse um recado específico destinado a comunidade de Volta Redonda no orkut e seus respectivos moderadores ativos: Anselmo, Bárbara e Marshelle.
os encontrou pessoalmente? Se os encontrasse pessoalmente, o que diria ?

Albeirice: Se eu encontrasse os moderadores da comu, primeiramente eu iria dar um sorriso e um abraço apertado de voltarredondense pra voltarredondense. E iria pedir desculpas, até emocionado, se alguém dia eu os feri nalgum embate intelectual.
Com toda sinceridade, o que eu digo a eles é que os respeito e peço, encarecidamente, que coloquem a mão na consciência, que a ficha deles caia.
Estão punindo um conterrâneo somente porque ele defende respeito e carinho para com os barramansenses, isto não é crime. E porque proponho polêmicas. Ora, na democracia, a polemica é salutar. Na discussão, as pessoas crescem.

E eu iria dizer-lhes que JAMAIS iria censurá-los. A democracia não pode prescindir da liberdade de opinião.


"Fico feliz por ser chamado de A LENDA DA COMUNIDADE DE  VOLTA REDONDA. dois anos expulso, sou citado sempre..."(Alb)



10 ✎ Comentários :

virtual disse...

Show de bola Pietro. Bom saber um pouco desse que você entitulou como uma lenda. Realmente é. Alb você continua em ênfase.

Hugo disse...

#EU QUERO O ALB DEVOLTA#

Vinícius disse...

Show de bola, parabéns.

Professor Fernando disse...

O Albeirice deve retornar a comunidade, para tentar por fim a tirania que ali impera.

Fernando Diogo

Pedro Albeirice disse...

Parabéns pelo trabalho, Pietro.

Viva nossa Volta Redonda!

Anônimo disse...

Figuraça esse Alberice.
Alb. seus tópicos encomodavam as pessoas pelas polemicas, mas também pela repetição. Sou a favor da sua volta, mas com "moderação" nos seus tópicos. (moderação por parte sua para evitar tais repetições).

Saudações Alvinegras

Saulo Leal

Pietro Schimith disse...

Eu é que agradeço pela entrevista.
Abraços

Bruno Leonardo™ disse...

Parabéns Pietro, bela entrevista com Pedro "the legend" Albeirice :)

Anônimo disse...

Grande "Pedrinho", meu amigo de infância. Lembro dos nossos tempos de garoto, no quintal da minha casa na 249, onde o "Sideral", nosso time, se exibia. Parabéns pelo seu sucesso e um forte abraço.

Wilton ("Fim").

Anônimo disse...

Autor do livro:

ALBEIRICE, Pedro.
Tubarão 74 – A Catástrofe
. Tubarão: Dehon, 1981. 108 p.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...