Riotur lança programa para capacitação no atendimento ao turista

Do Portal G1

Curso será oferecido a garçons, taxistas, atendentes, guias, entre outros.
Programa prevê 24 horas/aula, ministradas de maio a outubro de 2010.

 
A Riotur lançou o programa “Rio + Hospitaleiro” para a capacitação dos profissionais que estão no mercado de trabalho para atender melhor ao turista durante a Copa do Mundo, em 2014, e nas Olimpíadas, em 2016.

Na primeira etapa, o curso será oferecido a quatro mil pessoas, entre elas profissionais que trabalham no atendimento direto ao turista, profissionais de bares, restaurantes, quiosques, barracas de praia e lanchonetes; taxistas; guardas municipais, policiais que atendem turistas; recepcionistas de hotéis; agentes de viagem; guias e atendentes de postos de informação.

Segundo a Riotur, ao todo, a Copa do Mundo de 2014 vai gerar 170 mil empregos, sendo cerca de cem mil somente no setor de turismo. Nesse período, a cidade deve receber 79 mil turistas estrangeiros. Para as Olimpíadas de 2016, são esperados 196 mil visitantes de diversos países.
120 mil empregos até 2016
Quanto à geração de empregos, serão 120 mil até 2016. O programa usa recursos na ordem de R$ 1,5 milhão destinados pelo Ministério do Turismo.

O programa prevê 24 horas/aula, ministradas de maio a outubro desse ano, divididas em temas como Noções de Turismo, História da Cidade, Ética Profissional, Educação Ambiental e Relações Interpessoais. Ao término das aulas, uma visita técnica de 4h será feita a locais como aeroportos, hotéis ou restaurantes, para que os alunos vivenciem na prática aquilo que aprenderam.
Os interessados devem procurar seus sindicatos e associações, ou a diretoria de planejamento da Riotur: Praça Pio X, 119, 10º andar, Centro.

Quem pode participar?Idade: a partir de 18 anos

Escolaridade: saber ler e escrever

Perfil: tem que estar trabalhando em prestação de serviços – como taxista, garçom, agente florestal, barraqueiro, atendente de museu, entre outros – não precisa ter carteira assinada.
Horários flexíveis: as aulas podem acontecer no local de trabalho. Por exemplo, um grupo de garçons pode se reunir e fechar uma turma. As aulas desse grupo podem acontecer no restaurante em que trabalham.

A primeira turma formada será de funcionários do Parque Nacional da Tijuca. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no telefone: (21) 2588-9018

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