UM CAMINHÃO PARA JORGE AMADO


O Projeto "Um Caminhão para Jorge Amado" faz turnê pelo estado do Rio de Janeiro


 Jorge Amado (1912-2001) é um dos nomes mais importantes da Literatura Brasileira. Seus livros bateram recordes de publicação e de tradução para diversos idiomas. Sua obra, amplamente adaptada para o cinema, televisão e para o teatro, ganha agora um novo capítulo com o Projeto Um Caminhão para Jorge Amado, da Fundação CSN, que entre os dias 27 de abril e 6 de maio realizará diversas apresentações pelo Estado do Rio: em Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada, e em Barra Mansa, Resende, Vassouras e Piraí, no Sul do Estado. 
 O Caminhão adaptado, que se transforma em Palco e realiza apresentações ao ar livre em praças públicas, escolas e universidades, leva dois clássicos de Jorge Amado para diversas regiões do Brasil: Capitães da Areia e Gato Malhado e Andorinha Sinhá, interpretados por um grupo de 16 atores. O Projeto já realizou apresentações em cidades de Minas e do Rio de Janeiro este ano já tem viagens programadas para São Paulo, Paraná e Bahia. 
 Um Caminhão para Jorge Amado foi antecedido por outro projeto de grande sucesso: "Um Caminhão para Ziraldo", que contou as aventuras do Menino Maluquinho para um público estimado em 360 mil expectadores, em mais de 100 cidades, localizadas em 20 unidades da federação, entre 2006 e 2009. 



AS PEÇAS - "Capitães da Areia" conta a história de meninos de rua na Bahia da década de 1930. O texto, publicado originalmente em 1937, poucos meses após a implantação do Estado Novo - regime ditatorial que durou até 1945 - foi considerado subversivo e censurado. Livros chegaram a ser queimados em praça pública. Quando pôde voltar à cena, Capitães da Areia conquistou grande público e é ainda hoje um dos maiores sucessos de Jorge Amado.
 Gato Malhado e Andorinha Sinhá é um clássico infanto-juvenil, escrito por Jorge Amado na década de 1940. O texto, um presente de Jorge Amado para seu filho, é uma história de amor. Uma fábula, na verdade, sobre o amor impossível de um gato solitário, bravo e mal-humorado por uma jovem, gentil e bela andorinha. A fábula se desenrola num parque, ao longo das quatro estações e tem como testemunha um variado grupo de animais com suas características "tão humanas".  




ROTEIRO
27 de Abril - Nova Iguaçu

Local: Vila Olímpica, próximo à Via Light
15h - Gato Malhado e Andorinha Sinhá
18h - Capitães da Areia

28 de Abril - Queimados
Local: Praça dos Eucaliptos - Centro
15h - Gato Malhado e Andorinha Sinhá
18h - Capitães da Areia

2 de Maio - Barra Mansa
Local: Praça Dom Sebastião no Bairro Saudade
15h - Gato Malhado e Andorinha Sinhá
18h - Capitães da Areia

3 de Maio - Resende
Local: Praça Oliveira Botelho - Centro
15h - Gato Malhado e Andorinha Sinhá
18h - Capitães da Areia

4 de maio - Vassouras
Local: Avenida Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos / Espaço Cultural Wilson Guedes - Centro
14h30 - Gato Malhado e Andorinha Sinhá
19H - Capitães da Areia

6 de maio - Piraí 
Local: Praça da Preguiça 
15h - Gato Malhado e Andorinha Sinhá
18h - Capitães da Areia

1 ✎ Comentários :

Anônimo disse...

Ninguém vai comentar que o caminhão foi apreendido?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...