CONDOMÍNIO CULTURAL COMEÇA A SE CONSTRUIR EM VOLTA REDONDA



*Por Fabiana Longo (via @VoltaCultural)

O Instituto Degaz inaugurou o primeiro Condomínio Cultural da região. Desde o dia 2 de maio já estão abertas as inscrições para as atividades gratuitas nas áreas de teatro, ballet, violão e rugby. As oficinas acontecerão no “Espaço de Cultura, Esporte e Cidadania”, na sede da Associação de Moradores da Volta Grande I e III. A princípio são 150 vagas disponíveis, mas a meta é atender por vez 500 crianças e jovens dos bairros Santo Agostinho, Volta Grande e adjacências.

O projeto do Condomínio Cultural nasceu de uma parceria entre o Instituto e a Associação de Moradores. Foi observada a necessidade de unir as diversas linguagens artísticas isoladas com ações esportivas, em prol de um único objetivo: gerar nesses jovens e crianças experiências estéticas, cognitivas, afetivas e psicomotoras, que possibilitem absorção de valores e costumes. A busca pela construção do conhecimento através de vivências corporais possibilita outras formas de leitura de mundo e novos modos de pensar o cotidiano e pensar a arte e o esporte como fator de inclusão social.
Outras parcerias estão surgindo: o projeto “Minha Primeira Sapatilha”, sob coordenação de Camilla Araújo e Meyre da Matta, já iniciará as aulas de ballet; a cia de Teatro Quiproquó também está na programação, com Aline Mara na coordenação; Thiago Salazar e Arnaldo Montenegro oferecem aulas de rugby, com o apoio do Rugby Volta Grande. E, em breve, terão novidades com grupo Proscenium de teatro; na área de Áudio Visual e Fotografia com o Clube Foto Filatélico; com Fancine Ong Ideais na formação cidadã; produção com a Viva Cultura e os produtores Marcelo Bravo e Viviane Saar; além de atores consagrados como Luciene Marte, que estão apostando na descentralização de movimentos da arte, cultura e esporte na região.

0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...