CAMPANHAS POLÍTICAS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012 JÁ COMEÇARAM NAS REDES SOCIAIS


 As próximas eleições municipais serão realizadas no dia 7 de outubro de 2012, entretanto a corrida eleitoral já começou há alguns meses, pelo menos na internet, principalmente nas chamadas redes sociais. A liberação do TSE para o início oficial das campanhas eleitorais já não marca o começo da mesma, pois elas acontecem o tempo todo na internet, só que em outros formatos.

 Propaganda eleitoral nos dias de hoje não é apenas o ato de imprimir alguns milhares de folhetos coloridos, pichar muros da cidade com o nome do candidato, pregar plaquinhas e outdoors pela cidade. A propaganda eleitoral mudou de estilo, mudou de formato, afinal o perfil do eleitor brasileiro também mudou com a popularização da internet. Isso não quer dizer que nas próximas eleições você não verá muitos papéis no chão e muitos carros de som com músicas chatíssimas, por que o bom e velho marketing eleitoral não mudou tanto assim, apenas teve na internet um grande aliado.

 Os políticos usam seus sites, blogs e perfis nas redes sociais como uma forma de divulgar sua vida pública, sua campanha e muitos também aproveitam para mostrar um pouco do seu dia-a-dia, enquanto cidadão comum. Ter um perfil em uma rede social humaniza um candidato e traz o eleitor pra perto, causa um senso de participação que outros meios não conseguem e faz com que o cidadão sinta-se capaz de se comunicar com aquele político que aparece em sua lista de amigos.
 As campanhas políticas na internet ganharam grande importância e já são consideradas por muitos especialistas como a mais completa e mais eficiente das campanhas em  mídias sociais, pois usa de todos os recursos audio-visuais e faz com que a voz, a imagem e as mensagens de cada político chegue de forma mais rápida aos eleitores.

Muitos fóruns, comunidades e grupos nas redes sociais também tornaram-se palcos de debates políticos nos últimos tempos e passaram a servir ao cidadão como instrumento de diálogo e participação política. Esses mesmos fóruns também servem para os candidatos como um poderoso canal de divulgação e promoção de conteúdos de suas campanhas, servindo como perfeitas plataformas de disseminação de mensagens e notícias. 

 Entretanto a maior vantagem dessa aproximação (mesmo que virtual) é sem dúvida do eleitor, que tem  nestes canais uma comunicação mais direta com a política em geral e tem em suas mãos uma  poderosa ferramenta que pode ser usada para cobrar soluções e exigir trabalho dos candidatos em que votou.

No facebook existem vários fóruns ou grupos onde você pode discutir política ou qualquer tipo de assunto.Os principais fóruns de discussão livre da Região Sul Fluminense estão listados abaixo. 

4 ✎ Comentários :

Direto Ao Assunto disse...

Sugiro também o 'Angra em Debate', no facebook.

Paulo Cesar disse...

O Angra em Debate pertence à um político que ameaça processar muita gente.
Não é um grupo com liberdade de expressão.

KLEBER MENDES disse...

O GRUPO ANGRA DEMOCRÁTICA com 16 ADMINISTRADORES e 700 MEMBROS e subindo estamos debatendo as Eleições 2012, com liberdade de expressão e sem bagunça. Nada de palavrões, denuncismo, difamações, calúnias, por isso cresce a cada dia. Tenho a honra de pertencer a esse grupo e para ele contribuir.

Edinho disse...

Uma dica fotografem os carros com propaganda e depois denunciem ao Tribunal eleitoral por campanha antecipada, quem faz campanha antes da hora é espertalhão e a unica coisa que não queremos mais n apolitica são os espertalhões, O BLOG RESENDE, para quem não quer se expor pode receber as fotos e além de entregar aos tribunais postá-las chamando a atenção da população. Foto con data pessoal....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...