PROJETO SOCIAL EM PORTO REAL ESTA ENTRE OS FINALISTAS DO "PRÊMIO CAIXA"

foto: Gilson Cardoso
O projeto de qualificação em construção civil desenvolvido pela secretaria de ação social e habitação de Porto Real foi selecionado há cerca de duas semanas como um dos 35 finalistas que disputarão no final deste mês o VII Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão local, relacionada às melhores iniciativas de trabalhos sociais desenvolvidos junto às famílias beneficiadas pelas habitações construídas nos municípios através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em Porto Real estas ações acontecem desde 2010 e são realizadas através do trabalho do Instituto DAGAZ de Volta Redonda.

– O projeto é essencial para a mobilização e participação comunitária das famílias que serão reassentadas, e para a comunidade local, porque vai contribuir diretamente para a melhora da qualidade de vida destas pessoas – avaliou a coordenadora do trabalho técnico social, a assistente social Leila Carmo.

O trabalho, batizado recentemente com o nome “Meu Lar Real”, acontece paralelamente à construção das casas do PAC que estão sendo erguidas no bairro Jardim das Acácias. No inicio deste ano, a iniciativa ganhou uma sede, construída também através do PAC, que é o Espaço de Cultura e Cidadania, onde, a prefeitura e o governo federal, através do Instituto DAGAZ, ministra cursos de Marcenaria e Construção Civil, Teatro, Dança e Violão. No caso especifico das 109 famílias beneficiadas pelo PAC em Porto Real com as novas moradias, o projeto oferece ainda através de acompanhamentos destinados à promoção e conscientização da nova realidade destas famílias. Estestrabalhos são realizados por assistentes sociais, psicólogos, que monitoram o dia-dia das famílias, palestras, cursos, atividades educacionais e de conscientização de saúde.

O “Meu Lar Real” foi selecionado na categoria Trabalho Social, para o prêmio “MELHORES PRÁTICAS” 2011/2012 da Caixa Econômica Federal, que vai escolher, entre os 35 finalistas, as 20 práticas a serem premiadas no inicio de dezembro e que serão ainda inscritas pela Caixa no Prêmio Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes – o prêmio é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...