CATADORES DE SONHOS – utopia com atores e alpinistas entram em cena no Sesc Barra Mansa


- O ESPETÁCULO
 Catadores de Sonhos teve sua estréia no Rio de Janeiro em 2011 no Teatro Gláucio Gil com grande retorno de público e mídia. Em agosto fez curta temporada no Teatro Municipal do Jockey. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz para circulação com a peça pelo Brasil. Barra Mansa foi a cidade escolhida para iniciar esta turnê. 

A busca pelo sonho é o leitmotiv do espetáculo e teatro contemporâneo. Catadores de Sonhos discute o espaço da utopia nas relações humanas atuais e transita na fronteira de linguagens: teatro, dança, música, vídeo e alpinismo. “A pesquisa nos levou ao lugar da Utopia - tradicionalmente tida como intangível, mas nós revalorizamos esta idéia e pensamos sobre a Utopia como lugar do possível, uma zona de liberdade na qual a criação/construção depende só de nós. Os performers, incluindo os alpinistas, assumiram vários papéis, como “catadores de sonhos” que transitam através dos tempos e se apresentam como Catadores de sonhos que reaparecem como membros de movimentos artísticos e sociais. O espetáculo tem um formato inusitado, como de um dicionário e dialoga com cada espectador, permitindo suas próprias associações, questões e sensibilidades”. 

   Catadores de Sonhos propõe ao espectador uma troca sensorial: um espaço-tempo suspenso, lúdico, onde as instâncias do sonho e da utopia podem mais facilmente se manifestar. A expressão dos atores é baseada em técnicas contemporâneas de corpo e voz (teatro e dança) usando o alpinismo como técnica corporal. Alpinistas ‘dançam’ na parede de teatro e atuam no espaço vertical dentro sala, como diferentes personagens em relação aos atores, músicos e vídeo, que cria o cenário do espetáculo e mudando o espaço cênico.

O espetáculo é  fruto do encontro entre a diretora sérvia Jadranka Andjelic, que vive no Rio desde 2008 e artistas brasileiros. Através de oficinas e outros projetos, formou- se um grupo de artistas que colabora com a diretora e com a Seqüência filmes, músicas e cênicas. Em 2009 receberam o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz pelo espetáculo Cidade In/visível.
  
O projeto aborda uma das mais complexas problemáticas contemporâneas: a vulnerabilidade dos laços sociais e a violência provocada por uma sociedade de consumo extremamente individualista. Exaltar questões ligadas à utopia e à necessidade humana de criar e alimentar sonhos, é também confrontar essa nova ordem fundada sobre a pressa do capitalismo liberal. É, acima de todas as coisas, questionar as premissas supostamente inquestionáveis do nosso modo de vida.


Em um momento em que vivemos o declínio de uma série de estruturas sociais e éticas, em que nos defrontamos diariamente com uma ordem econômica que acarreta miséria e desmoralização em massa, se torna vital a existência de projetos artísticos que possam interferir no silêncio e na cegueira social em que estamos submersos.

- A DIRETORA
 Jadranka Andjelic é Graduada pela Academia Artes Dramáticas, Belgrado, Sérvia. Participou em International School of Theatre Antropology de Eugenio Barba em 1996 e 1998. Em 1991 fundou o primeiro laboratório de teatro da antiga Iugoslávia, transformado dois anos depois no DAH Teatro - Centro de Pesquisas Teatrais, com um programa de espetáculos, oficinas, palestras e festivais. Reconhecida pela investigação de linguagens teatrais conectadas com as questões do mundo contemporâneo. Viajou em turnês pela Europa, Brasil, Greenland, Marrocos, Mongólia e Inglaterra, Nova Zelândia, Singapura e EUA. No Brasil fez parte do ECUM 2006 - Encontro Mundial de Artes Cenicas no Rio de Janeiro e Belo Horizonte Apresentou a peça “Espelho Móvel”, no Encontro Nacional de Teatro de Rua, Angra dos Reis em 2007. Ministrou oficinas (UNIRIO e Amok Teatro, Teatrol Tablado, UF Uberlândia ). Em 2008, mudou-se para o Brasil, onde ganhou diversos prêmios e recebeu várias indicações em festivais.



- SERVIÇO
Espetáculo: Catadores de Sonhos – Utopia com Atores e Alpinistas
Local: Sesc Barra Mansa (Rua Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom)
Data: 15/07/2012
Horários: 19h e 21h
Vendas antecipadas: Arte in Foco (Rua Madre Filomena, centro – Barra Mansa)
Anna Luiza Modas ( Av. Joaquim Leite, 435, centro – Barra Mansa)
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 4,00 (sócio SESC)


0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...