JONAS MARINS PODE ESTAR ADERINDO AO VALE TUDO ELEITORAL



Sou (ou era) um entusiasta da candidatura de Jonas Marins a prefeitura de Barra Mansa. As primeiras pesquisas indicam Marins como favorito ao executivo municipal, o que coloca, de forma inédita, a possibilidade de um candidato do campo popular romper com um longo processo de revezamento das oligarquias no poder barramansense. Não se trata apenas de uma vitória progressista no plano concreto, que abriria possibilidades de uma governança direcionada aos desfavorecidos sociais da cidade. Mas principalmente uma virada no imaginário popular, uma vitória no campo simbólico, que poderia em longo prazo fortalecer os setores progressistas em toda região fluminense.
Entretanto as declarações de Jonas Marins na edição do Jornal Foco Regional desta segunda feira, dia 25 de Junho, podem colocar o candidato comunista no rol daqueles que desconsideram programas e se atentam exclusivamente a miserável busca do poder pelo poder.
Segundo o semanário, Jonas estaria esperando a indicação de um tucano para seu vice, e mais, olhando com bons olhos a adesão do DEM em sua chapa.
Muitos poderão dizer que o advento de tucanos e democratas a candidatura comunista, seria de caráter subalterno, sem interferência substantiva em um futuro governo. A grande questão passa pelo campo simbólico e das ideologias. Jonas Marins estaria acenando para um vale-tudo eleitoral, uma corrida de cavalos sem conteúdo programático. Aliás, desconfio que Jonas Marins sequer tenha um plano de governo, senão, onde entraria a contribuição de dois partidos conservadores, sendo um deles filho legítimo da ditadura militar.
O PC do B já há algum tempo abandonou o rigor programático, e Brasil a fora vem se alinhando aos setores mais retrógrados da sociedade em busca de votos e prestígio junto ao poder. Em Resende ficou ao lado do então democrata José Rechuan em 2008, colaborou com ruralistas na aprovação do novo código florestal, e poderá estar ao lado de Maluf na corrida eleitoral em São Paulo.
Jonas Marins nunca se definiu como comunista, pelo menos não com entusiasmo. Mas há quem ainda acreditasse em sua coerência como homem do povo, como alternativa de mudança, como personalidade do campo político popular. Pode ser que ele volte atrás, pode ser que a aliança não vingue. Mas as noticias que ora rondam os bastidores da política barramansense dão conta de que mudanças reais não estão no horizonte destas eleições. Ainda que mude a cara do poder, ele continuará seguindo a nefasta lógica do eleitoralismo.
Jonas Marins pode continuar sendo a esperança de renovação. Basta reorganizar seu plano de governo e consolidar uma coligação que de fato reflita uma transformação no jeito de governar o município de Barra Mansa. Se assim o fazer, pode entrar para a história como aquele que derrubou o Golias oligárquico de uma cidade, e que inaugurou um novo ciclo democrático na cidade. Ainda dá tempo.


2 ✎ Comentários :

Anônimo disse...

Posso lhes assegurar, de antemão, que o PSDB não indicará o Vice, na chapa de Jonas.
Não houve e não há, quero crer, abandono ideológico. Contudo, é preciso ficar atento quanto à dificuldade de se enfrentar a máquina pública, mesmo com a pífia jornada da atual administração, que acumulou erros e mais erros ao longo do mandato. Assim, permitir a proximação de siglas que, outrora já estiveram no poder em Barra Mansa ou que possuam características ideológicas mais conservadoras, se torna, em alguns momentos, necessário, o que não se consolidou, in casu. Barra Mansa passará nesta eleição, quase que por um plebiscito, onde a população poderá optar em manter, como o blog assevera, este quadro oligárquico, ou concretizará as tendências apontadas pelas pesquisas, que indicam que mais de 70% deseja MUDANÇA.

Forte Abraço!

ROBERTO LOPES

Anônimo disse...

Tenho um amigo conhecido de um tal de TIM. Uma bichona que manda no Jonas. Eu não sabia, mas o idiota é comandado por um cara completamente alucinado. Ele dorme no domingo tarde da noite e acorda na sexta a tarde. E disse que não vê a hora de acabar esta campanha chata. Ele vive sabe de onde? ASBAM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...