REGIÃO SUL FLUMINENSE NA RIO+20




O INAN - Instituto Agulhas Negras (Resende-RJ), através de seus representantes - Marco Esch (Presidente), Eliel Queiroz (Diretor de Projetos Ambientais), Edino Camoleze (Diretor de Projetos Agropecuários) e Ana Gastão (Engenharia Ambiental) - participou no dia 20, da RIO+20; colaborando no Forum da Cúpula dos Povos e da Marcha da Cúpula dos Povos. O INAN, a convite da ONG Educa Mata Atlântica e do SOS Mata Atlântica, somou forças com a minifestação cominhando em meio a apitos, flores, cartazes, bandeiras, trios elétricos e algumas fantasias, espalhados entre os mais de 50 mil participantes.

O evento contou também com a participação do biólogo e diretor do Parque Nacional do Itatiaia (PNI), Sérgio Sarahyba; que além de representar o parque, estava representando a Universidade Dom Bosco, junto com diversos alunos, que fizeram a diferença! Sempre animados, os universitários também defenderam as causas ambientais no planeta terra e, em especial, da região das Agulhas Negras.

Durante o movimento, o INAN teve oportunidade de conversar com os Deputados Alessandro Molon e Chico Alencar, bem como, com Mário Mantovani (Fundador e Diretor do SOS Mata Atlântica. Todos ficaram abismados com a quantidade de descasos e crimes ambientais ocorrendo na região sul fluminense, em especial, na cidade de Resende, no que se refere ao caso "Chorume" (Rio Paraíba), caso "Nissan (Lagoa da Turfeira) entre outros absurdos.

A forma do INAN chamar a atenção das autoridades, foi distribuir 5 mil jornais citando os descasos governamentais. " - Até quando o povo ficará inerte, vendo a destruição passar pela nossa cidade e não fazer nada? Estamos sim, nos movimentando e lutando contra tanta nojeira! Nosso movimento não é partidário, é humano! E dessa forma temos angariado a simpatia de organizações ambientais, como a ONG Educa Mata Atlântica, ambientalistas de diversas áreas, biólogos, universitários e uma boa fatia da população que começa a abrir os olhos", comenta Marco Esch, presidente do INAN.
Segundo Esch, a participação do INAN no Forum da Cúpula dos Povos foi fundamental para alertar pessoas de todo o país, sobre tantos descasos na cidade de Resende (RJ) e recebeu o apoios de muitos ambientalistas presentes que prometeram divulgar os casos em suas cidades.

O INAN - Instituto Agulhas Negras, é uma ONG criada no final de 2011, com sede administrativa na Serrinha, Resende (RJ). É membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental e do Conselho do PNI - Parque Nacional do Itatiaia; faz parte do NUPA, instituição que está sendo criada pelo Ministério de Educação junto ao Ministério da Pesca com diversas instituições federais e estaduais, para o desenvolvimento da Pesca e Aquicultura na região sul do Rio de Janeiro.





Fotos - Marco Esch

2 ✎ Comentários :

Marco Esch disse...

Agradecemos a este belíssimo blog, a divulgação da nossa participação na Rio+20. Muito obrigado!

Anônimo disse...

Foi uma das coisas mais chinfrins q j vi. Meia dúzia de gatos pingados representando uma região de 1 milhão de habitantes. Marco Esch valeu a intenção mas da próxima não pague o mico de dizer representar esta região. Diga q foram fulano e beltrana. Fica mais decente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...