Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realizou abertura da temporada 2014, na Igreja Matriz de São Sebastião

 No concerto de abertura da temporada, a OSBM recebeu o violinista Daniel Guedes



A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa iniciou sua temporada oficial recebendo como solista o violinista Daniel Guedes, confirmando sua proposta de levar o melhor da música gratuitamente à cidade. O concerto inaugural aconteceu na última terça-feira, dia 18 de março, na Igreja Matriz de São Sebastião, palco de grandes concertos da OSBM e seus convidados. A regência do concerto  foi do Maestro Vantoil de Souza, diretor artístico da Orquestra.

Mais uma vez a Orquestra recebeu um grande nome da música como solista. O convidado da noite, o violinista Daniel Guedes, que além de violinista atua também como camerista, professor e regente. Daniel iniciou seus estudos no violino aos sete anos, no Conservatório Brasileiro de Música. Desde os dez anos, atua como recitalista e solista das principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Noruega, Itália e América do Sul. Cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York. Estudou , também, na Guildhall School of Music, em Londres . O solista Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros(1991), Bergen Philharmonic Competition(1998) e Waldo Mayo Memorial Award(2000), prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch.

Durante a temporada de 2014 a Orquestra se apresentará novamente, com o Balé Kirov, do Theatro Mairinsky, de São Petesburgo, durante a turnê brasileira do grupo, com 14 concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além disso, durante o ano, a Orquestra receberá em seus concertos grandes solistas nacionais e internacionais, que ministrarão, também, aulas para os alunos do Projeto Música nas Escolas, conforme vem acontecendo durante os últimos anos, em que os artistas além de se apresentarem com a OSBM, também fazem um intercâmbio de conhecimento com os alunos do Projeto Música nas Escolas. 



A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Desde sua formação, a OSBM vem recebendo inúmeros elogios do público e da crítica, tendo se apresentado nos maiores palcos brasileiros, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Santa Izabel em Recife. A Orquestra se apresenta nos principais festivais de música do país: Festival Internacional de Campos do Jordão, Mostra Internacional de Música em Olinda – MIMO, Festival Villa-Lobos no Rio de Janeiro, Festival Música Nova de São Paulo, Festival do Vale do Café, Festival de Música Antiga em Juiz de Fora e, Rio International Cello Encounter.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...