ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA RECEBE GUITARRISTA HOLANDÊS PARA UMA NOITE DE ROCK



O concerto mensal da Orquestra Sinfônica terá uma sonoridade diferente do que o público está acostumado: o rock irá protagonizar a noite da próxima terça-feira, dia 08 de abril, na Igreja Matriz de Barra Mansa. Recebendo como solista convidado o guitarrista holandês Jan Dumeé, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) oferece ao seu público o Rock Sinfônico, um concerto a que plateias de Londres, Amsterdã e Berlim já estão acostumadas. Este concerto faz parte dos concertos mensais da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que acontecem mensalmente, na Igreja Matriz de Barra Mansa, sempre às 20h e com entrada gratuita. 

Além de Jan Dumeé, a OSBM recebe, também, neste concerto: Cláudia Cairo, nos vocais, e o músico holandês Wim Dijkgraaf, para juntos interpretarem clássicos do rock, sob a regência do Maestro Vantoil de Souza, diretor artístico da OSBM. O programa da noite conta com obras de Led Zeppelin, Queen, Bon Jovi e ainda músicas de Tom Jobim, Marlos Nobre e do próprio Jan Dumeé, criando um contraste musical que reforça a versatilidade da Orquestra. Dumeé declarou que está sendo um prazer ensaiar e tocar com a Orquestra, pois é uma orquestra jovem mas com muito futuro “É muito bom ver uma juventude estudando, fazendo música, numa cidade que não tão grande. Vejo na OSBM jovens músicos concentrados em fazer música, que faz tão bem para o desenvolvimento intelectual”, disse o guitarrista. 


Todos os arranjos do concerto foram escritos pelo guitarrista Jan Dummeé que tem uma formação musical totalmente eclética que vai desde o rock de Led Zeppelin, passando por clássicos do jazz, até a música brasileira. Tal formação possibilitou ao guitarrista passear por diferentes cenários musicais. Jan Dumeé foi guitarrista/compositor da banda de rock progressivo/jazz rock Focus, considerada a mais famosa de todos os tempos. Após deixar a Focus, em 2006, Jan liderou juntamente com o ex vocalista do Uriah Heep e do Lucifer's Friend, John Lawton, uma banda de rock chamada On The Rocks, oficialmente conhecida como OTR. Junto de músicos do Rio de Janeiro, eles gravaram o seu primeiro CD (em São Paulo, no Rio de Janeiro e nos Países Baixos), lançado em 10 de outubro de 2008.

Jan Dumeé é um apaixonado pela musicalidade brasileira: desde 1991, ele realiza visitas constantes ao Brasil, onde aprendeu a tocar diversos instrumentos, de percussão brasileiros, como o repique, se tornando ainda mais versátil. Em 1999 ele foi o diretor musical de uma escola de samba holandesa, composta em sua maioria por brasileiros. Para Dumeé é um prazer se apresentar no Brasil “Vim ao Brasil com a banda Focus e sempre estudei a música popular, erudita e folclórica brasileira. Se apresentar no Brasil é sempre a realização de um sonho, pois sempre fui fã de Tom Jobim e João Gilberto.”

O Concerto OSBM in Rock faz parte da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que teve início em 18 de março, recebendo o violinista Daniel Guedes. Este ano, a Orquestra recebe ainda grandes nomes da música para seus concertos mensais: Igor Vieira, Helder Trefzger, Daniele Longo, Adalto Soares, Cláudio Cohen, entre outros. E, além, dos concertos em Barra Mansa, este ano, a Orquestra se apresentará, novamente, com o Balé Kirov, do Theatro Mairinsky, de São Petesburgo, durante a turnê brasileira do grupo, com 14 concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo.


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Desde sua formação, a OSBM vem recebendo inúmeros elogios do público e da crítica, tendo se apresentado nos maiores palcos brasileiros, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Santa Izabel em Recife. A Orquestra se apresenta nos principais festivais de música do país: Festival Internacional de Campos do Jordão, Mostra Internacional de Música em Olinda – MIMO, Festival Villa-Lobos no Rio de Janeiro, Festival Música Nova de São Paulo, Festival do Vale do Café, Festival de Música Antiga em Juiz de Fora e, Rio International Cello Encounter.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.


Data: 08 de abril 

Horário: 20 horas

Local: Igreja Matriz de Barra Mansa - Praça Ponce de Leon, Centro – Barra Mansa – RJ 

(24) 9947-2142




0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...