ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA LOTA A IGREJA DA MATRIZ


foto: Fabrício Rezende

Igreja lotada. Público atento. Orquestra concentrada. Pianista experiente. Repertório empolgante. Estes foram os ingredientes do concerto perfeito que aconteceu na Igreja da Matriz, na última terça-feira, 16. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebeu a pianista Lícia Lucas para juntos realizarem um concerto que emocionou e empolgou: o “Concerto da Independência”, que homenageou o orgulho de ser brasileiro.

O concerto teve início com a ópera O Guarani, de Carlos Gomes. A obra que impressiona por sua força foi executada de forma brilhante pela OSBM, levando a plateia a aplaudir de pé os músicos.

Depois desta apresentação vibrante, a Orquestra recebeu a solista convidada da noite. Lícia Lucas começou apresentando uma obra de seu repertório, emocionando a plateia com sua delicadeza ao tocar o piano.

Sob a regência do Maestro Vantoil de Souza, a Orquestra junto à pianista executou a obra Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Gottschalk. Neste momento do concerto o público pode apreciar o hino nacional de uma maneira distinta, envolvente e emocionante. O público, mais uma vez, aplaudiu de pé Orquestra e pianista.

Para encerrar a grande noite a Orquestra executou Choros nº 6 , de Villa Lobos, o grande compositor brasileiro. A obra possui diversas nuances musicais, que alternam momentos de calmaria e intensidade. Lícia, que já não estava amis sob o comando do piano, fez questão de assistir à bela apresentação da Orquestra.

Ao final do concerto Lícia Lucas se disse encantada com o trabalho da Orquestra:

“Já toquei com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa outras duas vezes, mas esta foi a primeira vez que toquei sob a regência do Maestro Vantuil de Souza, a quem admiro muito. Posso dizer que sou a fã número um da Orquestra, que faz um trabalho excepcional. Sou fã da Orquestra, do Projeto, da cidade.” Afirmou Lícia, ainda emocionada com o concerto

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Mensalmente a Orquestra promove um concerto na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, realizando, assim, sua temporada oficial. Além da temporada oficial, a OSBM realiza concertos em todo o país, participando de festivais de música, acompanhando ballets internacionais.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins, e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.


Assessora de Imprensa do Projeto Música nas Escolas e da OSBM
(24) 99947-2142/(24) 3323-8509

0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...