MUDANÇAS QUE O TEMPO TRAZ

Segunda edição do Festival de Esquetes Estudantis de Vargens traz leve semelhança com o grupo Estudarte, de Volta Redonda



Já são quatro anos desde o último festival de teatro do grupo Estudarte, em Volta Redonda. Várias mudanças ocorreram durante seus sete anos de festivais e parece que essas mudanças não pararam com o tempo. Rodrigo Hallvys, que era responsável pela direção geral do grupo mudou-se para o Rio de Janeiro no início de 2011. Ficou oito meses fora da área artísticas e acabou retornando através de convites. O que ocasionou a inauguração da produtora RH Soluções Artísticas, que está produzindo vários trabalhos em eventos, televisão, cinema e publicidade desde 2012.

Só isso? Não. Ano passado ele fez um simples festival de esquetes com apenas quatro pequenos textos e nove atores. O evento ganhou oportunidade de crescer e a parceria com o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima também se desenvolveu. Hoje, a parceria também se estende à agência Piá Carioca e estão produzindo a segunda edição do festival, que contará com dez esquetes e vinte e três atores, se dividindo em apresentações nos dias 13 e 14 de dezembro, às 19h30min, na Zona Oeste do Rio.

- Arte é um produto desenvolvido através de reflexão sobre um contexto histórico e/ou cultural, munido de propriedades artísticas com o objetivo de causa uma reflexão sobre o assunto abordado. Essa ideia também era o que movia o Estudarte, então alguns pontos são semelhantes. O que muda são as propostas técnicas, cênicas e a composição do processo que utilizamos. – explica Rodrigo.

Dos dez espetáculos, cinco já foram apresentados em festivais do Estudarte, quatro são inéditos e um estreou ano passado. São textos que abordam impunidade, medo, psicopatia, loucura, relacionamento amoroso, preconceito religioso, bulimia e fofoca. Tudo dividido entre dramas e comédias e com entrada gratuita.

-Hoje temos uma equipe mais estruturada do que no ano passado. Eu tenho a Endy Parisotto produzindo o trabalho. Tenho a Stéphanie Alves fazendo a assistência de direção de alguns dos esquetes. E tenho a Eliete Braun, que faz nossos figurinos desde o ano passado. Creio que as coisas foram melhorando em uma forma geral – comenta o diretor, que considera as parcerias de suma importância. “A direção do centro educacional é ímpar, abraça a causa, se faz presente e estimula o trabalho. A parceria com a Piá Carioca trouxe oportunidade de vários atores chegarem junto ao trabalho. Então são possibilidades que surgem para criarmos mais estrutura” – ressalta.



Arte e reflexão gratuita.

FICHA TÉCNICA:

Dia 13 de dezembro - sábado
.Minha boneca - Gabrielly Lomboni e Natalia Braun
.As meninas da rua do medo - Brenda Polyana, Duda Simões e Luisa Nogueira
.Crise - Isabela Fontes
.Papo de muié - Isabella Britto e Rafaela Gomes
.Dez coisas que os homens odeiam nas mulheres - Arturo Steffen, Harisson Gomes e Jackson Santtoro

Dia 14 de dezembro - domingo
.Corpos e sombras - Izabella Cunha e Matheus Barretto
.Imagem da consciência - Endy Parisotto e Suele Oliveira
.Pratos vazios - Bárbara Villas Boas e Leonardo Villas Boas
.Hum, sei! - Caci Lobo, Carol Carpinteiro e Mariana Lustosa
.O beijo no umbigo - Dhy Vargas, Jonathan Carmo e Stéphanie Alves

Direção geral: Rodrigo Hallvys
Assistente de direção: Stéphanie Alves
Produção: Endy Parisotto
Fotografia: Jonathan Carmo
Figurino: Eliete Braun
Luz e Som: Harisson Gomes e Jonathan Carmo
Sites: www.rodrigohallvys.com.br / www.rhsolucoesartisticas.com.br

Serviço: 
CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - Rua Esperança, n° 19, Vargem Grande – Rio de Janeiro

0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...