ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA PARTICIPA DA TURNÊ NACIONAL DO BALLET KIROV

Ballet Kirov  - O Corsário - Foto N Razina

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa volta a acompanhar uma companhia internacional de ballet em sua turnê pelo Brasil. Após se apresentar em 2011 e 2012 com ballets internacionais, a Orquestra participa da temporada nacional do Ballet Kirov, da Rússia, com apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Teatro Alfa, em São Paulo. As apresentações começaram no dia 12 de Novembro, no Rio, e se encerram, em São Paulo, no dia 23.

Durante a turnê, a Orquestra apresenta os balés “Corsário” e “Grande Gala”, sob regência do maestro Mikhail Agrest, titular do Ballet Kirov. A peça Corsário é um dos maiores clássicos apresentados pelo Ballet Kirov, que traz para o Brasil sua produção completa: cenários e figurinos originais e a presença de seus solistas mais conhecidos: Ulyana Lopatkina, Oxana Skorik, Vladmir Shklyarov e Daniil Korsuntsev.

“Grande Gala” reúne grandes clássicos do balé: Chopiniana, Espectro da Rosa, A Morte do Cisne e Diverstissement. Este programa encerra as turnês do Ballet Kirov nas duas cidades, dia 16, no Rio, e dia 23, em São Paulo. Nos demais dias, o Ballet e a Orquestra se apresentam com Corsário.

O Ballet Kirov foi fundado por volta de 1740, sendo a segunda escola de balé da Rússia. Após o fim do governo soviético a companhia recebeu o nome de “Ballet Mariinski”, nome do teatro onde fica sua sede, mas internacionalmente ainda é conhecida como Ballet Kirov. A companhia é uma das mais respeitadas do mundo tendo em seu repertório mais de sessenta balés, como Giselle, o próprio Corsário, que será apresentado nesta turnê, e Scheherazade.

Esta é a terceira turnê que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza acompanhando uma Ballet internacional. Em 2011, a OSBM fez seis apresentações do balé “O Lago dos Cisnes” com o próprio Ballet Kirov. Em 2012, foi a vez da Orquestra acompanhar o Ballet Scala de Milão em sua turnê pelo Brasil com o balé “Giselle”. Em 2015, a Orquestra completa dez anos e irá acompanhar o Balé Bolshoi em suas apresentações no Brasil. O valor dos ingressos para as apresentações do Ballet Kirov, com participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, varia de R$50,00 a R$450,00 e podem ser adquiridos pela internet.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é fruto do Projeto Música nas Escolas. Criada em 2005, a Orquestra já se colocou no cenário musical brasileiro como um grupo profissional, versátil e de muita qualidade. Seus músicos atuam como professores no Projeto Música nas Escolas, realizando uma transformação social e cultural em sua cidade sede, Barra Mansa. Mensalmente a Orquestra realiza um concerto da sua temporada oficial, quando recebe grandes nomes da música como convidados. Este ano, a Orquestra já se apresentou com Jan Dumeé, Martti Rousi, Eugene Friesen, Simone Leitão, entre outros.

O Projeto Música nas Escolas teve início em 2003, mas, mesmo tão jovem, já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:

Temporada Nacional do Ballet Kirov com participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

Temporada no Rio de Janeiro:
Datas: de 12 a 15 de novembro – O Corsário
dia 16 de novembro – Grande Gala
Horários: de quarta a sábado: 20h30
domingo: 16h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/nº, Centro – Rio de Janeiro – RJ

Temporada em São Paulo:
Datas: de 19 a 22 de novembro – O Corsário
dia 23 de novembro – Grande Gala
Horários: quarta e quinta-feira: 21h
sexta-feira: 21h30
sábado: 15h e 21h
domingo: 17h
Local: Teatro Alfa
Endereço: Rua Bento Brando de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro – São Paulo – SP

0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...