NESTE FIM DE SEMANA BARRA MANSA SERÁ A CAPITAL DAS FANFARRAS

fotos: divulgação
Barra Mansa se transforma neste fim de semana na capital das bandas e fanfarras do Brasil. A cidade sedia nos dias 13 e 14 de dezembro o Concurso Nacional de Bandas da CNBF (Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras). O concurso acontece no Parque da Cidade, com entrada gratuita.

A cidade sede tem dois importantes representantes no concurso: a Banda Marcial e a Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas. Ambas são pentacampeãs nacionais e buscam o hexa. No mês de setembro as bandas participaram do concurso estadual e sagraram-se campeãs em todos os quesitos.


Regida pelo Maestro Marim Meira, a Banda Marcial é composta por 150 músicos que se dividem entre os instrumentos que fazem parte da Banda: trompete, trompa, trombone, Euphonium, tuba e percussão. Além dos músicos, a Banda é composta de uma linha de frente que conta com um corpo coreográfico, o pelotão de bandeiras, comandadas pelo coreógrafo Elton Viana e baliza.

Os músicos da Banda Sinfônica serão regidos pelo Maestro Isac Francis. A Banda possui uma combinação de instrumentos que lhe confere uma potência sem igual, que a permite executar desde um som delicado até obras de sonoridade mais amplas.

Bandas do país inteiro já estão na estrada com destino a Barra Mansa para participar do concurso, aberto ao público e com entrada franca. As bandas e fanfarras se dividem de acordo com sua categoria no sábado e domingo, em apresentações a partir das 8 horas.


Assim como todos os grupos do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, a Banda Sinfônica e a Banda Marcial são formadas por alunos e professores do Projeto.

O Projeto Música nas Escolas atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura, e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo á Cultura do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.


Serviço:

Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras
Data: 13 de dezembro (sábado)
Horário: 8h às 24 h
Data: 14 de dezembro (domingo)
Horário: 8h ás 15h
Local: Parque da Cidade

0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...