OSQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA REALIZA CONCERTO NATALINO




A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta em seu último concerto da temporada de 2014 a Nona Sinfonia de Beethoven. O Concerto Natalino acontece na terça-feira, 16 de dezembro, a partir das 20h00, na Igreja Matriz de São Sebastião, com entrada gratuita.

A última sinfonia do compositor alemão será executada pela OSBM recebendo os solistas Ednéia de Oliveira (mezzo soprano), Geilson Santos (tenor ) e Saulo Javan (barítono). O concerto conta, ainda, com a participação especial de dois coros: o Coro da Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro, preparado pelo maestro Jésus Figueiredo, que regeu a Orquestra em outubro, e o Coro Sinfônico Municipal de Barra Mansa, formado por alunos do Projeto Música nas Escolas.

Regida pelo Maestro Vantoil de Souza Júnior, a Orquestra preparou um concerto que expresse com perfeição a tradução de Beethoven para sua nona sinfonia: “Uma música saída do coração e que chegue ao coração”. A obra é considerada a percursora da música romântica no mundo. Até então nenhum compositor havia dado à utilização da voz a mesma importância que dava aos instrumentos em uma sinfonia.

Com o Concerto Natalino, a Orquestra encerra suas atividades em 2014, preparando-se para o ano em que completa seu décimo aniversário. Este foi um ano de grandes realizações para a Orquestra, que recebeu ilustres convidados em sua temporada, inclusive uma atração internacional, Jan Dumeé. Mais uma vez a Orquestra mostrou sua capacidade em atuar em diversos ritmos, indo do rock, com apresentações com Jan Dumé e na abertura do BM do Rock, ao balé clássico, através do acompanhamento do Ballet do Teatro Mairiinsky, passando pela MPB, em shows com Fafá de Belém. 

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:

Concerto Natalino da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Data: 16 de dezembro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Maestro Vantoil de Souza Júnior

Programa:
Nona Sinfonia de Beethoven

Solistas
Ednéia de Oliveira, mezzo soprano
Geilson Santos, tenor
Saulo Javan, barítono
Coro da Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro
Coro Sinfônico Municipal de Barra Mansa

0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...