SETE MOTIVOS PARA SE TORNAR VEGANO


Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas. Abaixo seguem sete motivos para repensar sua alimentação e sua postura como consumidor.


1º Motivo: Por respeito aos animais!


As indústrias que vivem da exploração animal fazem propagandas "bonitinhas" com animais "felizinhos" como se os mesmos adorassem a realidade que vivem. Mas a verdade é uma só: a cada minuto que passa centenas de animais são mortos cruelmente pelos matadouros do mundo. Os veganos descobriram uma coisa óbvia: somos nós, consumidores dos produtos de origem animal, que patrocinamos este horror. A grande maioria não quer pensar no assunto para se eximir de qualquer culpa e dizem: "- não sou eu quem esta lá, maltratando e matando os animais que morrem em desespero e dor. Apenas pego a embalagem no mercado ou no açougue, passo no caixa e pago". No fundo a responsabilidade de quem paga para que outros façam o "trabalho sujo" é até pior. Quando encaramos esta realidade passamos a estudar se existem outras opções para viver bem sem participarmos desta exploração;

Os animais são seres inocentes e capazes de sofrer, sentir dor, medo, angustia, exatamente como qualquer um de nós. No entanto, muitos humanos os tratam como simples "mercadoria", os reproduzindo por inseminação artificial (como fabrica de vidas escravas) e os submetendo ao aprisionamento, manejo bruto e morte cruel; Muitas vezes animais de consumo são abatidos e cortados ainda vivos enquanto agonizam. Tudo isso acontece para satisfazer à gula de uns e a ambição por dinheiro de outros.


Nas fazendas do leite, bezerros recém nascidos são separados das suas mães, gerando sofrimento a ambos. As vacas também tem profundo apego a sua cria e sofrem tanto quanto um humano quando há esta separação. Os bezerros ficam trancados em lugares minusculos e escuros, sem poderem se mexer para não criarem músculos e ficarem anêmicos devido a escuridão; Depois de cerca de 3 meses são retirados cambaleando para serem abatidos e serem vendidos como "baby-beef" ou "carne de vitela", apreciada por ser branca e macia devido aos animais anêmicos abatidos ainda jovens. É a industria da exploração em ação, que troca sofrimento por dinheiro. Quem sustenta esta industria são todos aqueles que comem essa carne e compram esse leite.

2º Motivo: Para ter uma melhor saúde!

Aonde você pensa que vai parar todo hormônio, antibióticos e alimentação transgênica que esses animais receberam? Vai parar na carne, ovos, leite e queijos que você come, ou seja, dentro de você; Por conta disso não é de se surpreender ver meninas com puberdade aos 10 anos, milhares de pessoas com obesidade e doenças. Na carne ainda são injetados nitratos para conservar seu aspecto vermelho. E depois as pessoas vão parar no hospital com câncer e não sabem o porquê (a maior incidência de casos de câncer do intestino ocorre no Rio Grande do Sul, isto lhe diz alguma coisa?). Se o alimento que o animal come teve o DNA modificado (trangênicos) quem garante que não há repercussão no metabolismo do consumidor, que ingere algo que tem moléculas ou proteínas que não são naturais? As consequências a longo prazo para a saúde e para o sistema nervoso são imprevisíveis; Quem não come carne corre menos risco de sofrer de doenças do coração, desenvolver câncer e enfrentar problemas como obesidade, diabetes e hipertensão. Também fica livre de outras doenças relacionadas ao consumo da carne, tais como a doença da vaca louca e a gripe aviária, que já fizeram milhares de vítimas no mundo. 

3º Motivo: Para preservar o meio ambiente!


Mais da metade do cerrado e grandes areas da amazônia brasileira, foram devastadas em queimadas para posterior criação de gado ou plantação de soja (destinadas a ração de animais de abate). As queimadas não só devastam a floresta como poluem o ar e aceleraram o aquecimento global; O grande destino desta carne pós-floresta queimada é a região Sudeste; Quem diz que se preocupa com a meio-ambiente, preservação ambiental, etc mas continua comendo carne, vive uma grande hipocrisia.


Além disso, no mesmo espaço onde se produz 1 kg de carne, poderia se produzir 80 kg de grãos. A industria do couro libera resíduos líquidos altamente tóxicos que acabam desembocando nos rios. A emissão de gás metano contido nos arrotos, flatulências e fezes dos milhões de animais que ocupam as fazendas de criação, é uma das principais causas da destruição da camada de ozônio. De acordo com a ONU, a pecuária responde sózinha pela emissão de 18% dos gases causadores do aquecimento global (mas porque será que a TV não divulga isto? E por quê o Al Gore não comenta isto em seu documentário? (a familia dele cria gado). É por tudo isso que, se você se preocupa de verdade com o meio ambiente, não devia comer carne.


4º Motivo: Para preservar a água

Enquanto milhares de pessoas no mundo não tem acesso a água, no Brasil, 45% da água potável é gasta na pecuária. Para produzir 1 kg de trigo se gasta 42 litros de água; para 1 kg de soja, cerca de 500 litros; para produzir 1 kg de carne são gastos 14 mil litros. 

5º Motivo: Para acabar com a fome mundial!

A maior parte dos grãos e da soja produzidos hoje no planeta destina-se à produção de rações utilizadas na engorda dos animais de corte. Para que desperdiçar tanto alimento e água para a produção de tão pouca carne se podemos nos alimentar diretamente destes grãos? Se os cereais utilizados como ração de animais de corte fossem utilizados diretamente na alimentação humana, haveria comida mais do que suficiente para todas as pessoas do mundo. Se parássemos de comer carne e houvesse boa vontade dos governos, poderíamos evitar que pessoas morram de fome como acontece todos os dias.

6º Motivo: Pelos seus filhos!

Ao livrar seus filhos do consumo de carne , você não estará beneficiando somente a saúde deles. Você também estará contribuindo para que eles vivam num planeta melhor: a indústria da carne é a maior poluidora das águas e destruidora das florestas. Essa devastação pode comprometer de maneira irreversível a sobrevivência dos seus filhos e dos filhos dos seus filhos.

7º Motivo: Por um mundo melhor para todos!

Junte-se aos ambientalistas, militantes da causa animal e outros ativistas do mundo todo. Esta é uma luta pela construção de um futuro livre de devastação, violência, dor e crueldade. Participe! Ao invés de consumir um alimento que causa danos à sua saúde, aos animais e ao planeta, faça como milhões de pessoas em todo o mundo: você pode escolher alimentar-se de frutas, verduras, grãos, castanhas e legumes. Existem inúmeras delícias que esta culinária tão rica oferece.



Você pode também escolher produtos não testados em animais, adotar um animalzinho abandonado ao invés de comprar de criadores oportunistas (que fabricam animais pensando no dinheiro da venda), escolher eventos que não se utilizem deles e contribuir para o fim de tanta crueldade.


0 ✎ Comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...